data-filename="retriever" style="width: 100%;">
O governo do Estado divulgou, na tarde desta sexta-feira, o mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, que aponta que a região de Santa Maria permanece na bandeira laranja. Desta forma, a cidade entra na segunda semana consecutiva com a classificação em risco médio.
VÍDEO: idoso de 101 anos vence a Covid-19 e comemora alta em Santa Maria
Com isso, as aulas presenciais de ensino médio e técnico poderão ser retomadas a partir de 27 de outubro, após o município ficar por 14 dias em bandeira laranja, de acordo com o calendário do governo do Estado e mediante autorização da prefeitura. Além disso, as práticas esportivas em quadras da cidade e a visitação nos presídios também ficam aptas à liberação. Os detalhes de como atividade deverá ser retomada, devem ser publicados por meio de um decreto municipal.
Agência do Banrisul fecha após funcionária testar positivo para coronavírus
O comércio deve permanecer com o mesmo horário de atendimento desta semana (veja abaixo)
Nesta 24º rodada do mapa, três regiões permanecem com bandeira amarela (risco epidemiológico baixo) e outras 18 com laranja (risco médio) - mesmos números da semana anterior. A mudança é entre Pelotas, que estava na amarela e passa para laranja, e Cachoeira do Sul, que migra para amarela, somando-se a Bagé e Palmeira das Missões, que já estavam no menor nível de restrição previsto no sistema de bandeiras do Estado.
Estado repassa R$ 4,1 milhões a 12 hospitais da região para o enfrentamento à pandemia
Mesmo sendo classificada novamente na bandeira laranja, a região de Santa Maria está entre as sete regiões que estão em alerta devido ao aumento de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias: Porto Alegre (186), Caxias do Sul (81), Canoas (54), Passo Fundo (49), Novo Hamburgo (46), Pelotas (45) e Santa Maria (41).
SITUAÇÃO NA REGIÃO
De acordo com o parecer técnico da 24ª rodada do Distanciamento Controlado, o número de hospitalizações confirmadas nos últimos sete dias aumentou, mas o percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, reduziu, assim como o número de pacientes internados em leitos clínicos, o que colaborando para que a região de Santa Maria permanecesse na bandeira laranja.
MACRORREGIÃO CENTRO-OESTE
Inclui as regiões de Santa Maria e Uuguanaia
- Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias aumentaram 32,6%, passando de 49 para 65 na macrorregião (somando as duas regiões Covid). Com relação a SRAG, enquanto há 7 dias atrás havia 48 internados, a quantidade de pacientes aumentou para 51 no último dia. Por sua vez, houve redução no caso de pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos, cujo número passou de 72 para 55, uma diminuição de 23,6%. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, a redução foi de 16,66%, passando de 42 para 35 pacientes
- O indicador relacionado a capacidade de atendimento apresentou uma melhora no comparativo entre as semanas, mas manteve-se na bandeira vermelha. Assim, o percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, reduziu. Enquanto na semana passada havia 1,19 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana o indicador passou para 1,37
- Somaram 12 óbitos registrados nos últimos dias na macrorregião, ao passo que chegam a 814 casos ativos. São 3.662 os recuperados
- No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se uma pequena redução no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19, passando de 50 para 48, queda de apenas de 4%, o que manteve o indicador tenha atingido bandeira amarela
- Portanto, com as variações nos números de internados e na velocidade do avanço da doença, os dois indicadores macrorregionais que mensuram o número de pacientes internados em UTI (por SRAG e por Covid-19) e o indicador de internados em leitos clínicos (Covid-19) obtiveram bandeira amarela. Os indicadores de capacidade de atendimento e de mudança na capacidade de atendimento, mensuradas pela macrorregião, obtiveram bandeira vermelha e amarela, respectivamente
SITUAÇÃO NO ESTADO
Após uma semana de queda, o número de novos registros de hospitalizações por Covid-19, nos últimos sete dias, comparado com a semana anterior, apresentou um aumento de 23%, passando de 598 para 739, de maneira geral no Estado. Por outro lado, o número de internados em leitos clínicos para Covid-19, apresentou redução de 5,34% entre as duas semanas, que passou de 674 para 638 pacientes internados.
Para o número de internados em UTI confirmadas para Covid-19, a situação também melhorou, com uma redução de 8,1%, passando de 580 para 533. Houve uma leve redução no número de casos ativos na última semana, que atingiu a quantia de 10.011 frente a 10.302 da semana anterior. Por sua vez, foram mais 213 óbitos registrados na última semana.
O número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 também aumentou. Porém, de acordo com o parecer técnico da 24ª rodada do Distanciamento Controlado, apesar da redução da doença e das ações de ampliação de leitos de UTI no Estado, o avanço na evolução da Covid-19 e o nível de propagação ainda é elevado, mantendo a necessidade da conscientização da população em seguir os protocolos de distanciamento.
COMÉRCIO
As lojas de rua de itens não essenciais podem atender ao público das 9h às 18h, de segunda-feira a sábado, de acordo com Decreto Executivo 231. Fora desse horário, os estabelecimentos poderão operar de acordo com o horário do Alvará de Localização para realizar venda por tele entrega e pegue e leve.
Já os shoppings centers podem funcionar, para atendimento ao público, em até nove horas por dia entre as 11h e as 21h, de segunda-feira a sábado (domingo segue sendo proibido). Fora desse horário só é permitido a abertura para o acesso e funcionamento de atividades essenciais e de restaurantes, conforme permitido pela prefeitura ou para vendas por tele entrega, drive-thru ou pegue e leve.
ALIMENTAÇÃO
As padarias, açougues, fruteiras e distribuidoras de bebidas podem atender o público das 7h às 22h. Aqueles serviços considerados essenciais, que estão com restrição de horários para atendimento ao público, podem operar por delivery de acordo com o horário determinado no alvará.
Os restaurantes e lancherias podem atender o público para consumo no local das 8h às 22h30min e até as 23h30min para a conclusão dos atendimentos e do consumo no estabelecimento. Fora dessa faixa de horário, mas dentro do permitido pelo Alvará de Localização de cada empreendimento, é possível funcionar por meio dos sistemas de pegue e leve e tele entrega.
COMO E O QUE PODE FUNCIONAR NA LARANJA
Administração pública
- Serviços não essenciais: 50% dos trabalhadores
- Política e administração de trânsito, serviços delegados de habilitação de condutores: 75% dos trabalhadores
- Segurança e ordem pública, atividades de fiscalização e inspeção sanitária: 100% dos trabalhadores
Agropecuária
- Agricultura, Pecuária e serviços relacionados; produção florestal; pesca e aqüicultura: 100% dos trabalhadores
Alojamento e alimentação
- Restaurantes de autosserviço (self-service): fechado
- Restaurantes a la carte, prato feito e buffet sem autosserviço: 50% de trabalhadores e 50% de lotação
- Lanchonetes e lancherias: 50% trabalhadores
- Hoteis e similares (geral): 50% dos quartos
- Hoteis e similares (em beira de estradas e rodovias): 100% dos quartos
Comércio
- Comércio de veículos; manutenção e reparação de veículos (rua): 50% de trabalhadores
- Comércio de Combustíveis para Veículos Automotores: 75% de trabalhadores
- Comércio atacadista não essencial: 50% de trabalhadores
- Comércio atacadista itens essenciais: 75% de trabalhadores
- Comércio varejista não essencial (rua): 50% de trabalhadores
- Comércio varejista não essencial (centro comercial e shopping): 50% de trabalhadores e 50% de lotação
- Comércio varejista itens essenciais (centro comercial e shopping): 50% de trabalhadores e 50% de lotação
- Comércio Varejista de Produtos Alimentícios (mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares): 75% de trabalhadores
Educação
- Ensino de Idiomas; Ensino de Música; Ensino de Esportes, Dança e Artes Cênicas; o Ensino de Arte e Cultura (outros); Formação profissional, formação continuada, cursos preparatórios para concurso, treinamentos e similares : 50% trabalhadores e 50% alunado
Indústria
- Extr. de Petróleo e Minerais - Outros: 50% de trabalhadores
- Alimentos, bebidas, papel e celulose, farmoquímicos e farmacêuticos: 100% de trabalhadores
- Demais: 75% de trabalhadores
Saúde
- Assistência Veterinária: 75% trabalhadores
- Atenção à Saúde Humana e Assistência Social: 100% trabalhadores
Serviços
- Casas noturnas, bares e pubs: fechado
- Eventos em ambiente fechado ou aberto: fechado
- Parques Temáticos, Atrativos Turísticos e Similares: 50% trabalhadores e 25% público
- Parques e reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos: 50% trabalhadores 25% público
- Teatros, cinemas e casas de espetáculos: 25% trabalhadores (sem público espectador)
- Museus e similares: 50% trabalhadores e 25% público
- Bibliotecas, arquivos, acervos e similares: 25% trabalhadores (consulta local ou pegue e leve)
- Ateliês: 25% trabalhadores (atendimento individualizado)
- Atividades de organizações associativas ligadas à arte e à cultura (MTG e similares): 25% trabalhadores (atendimento individualizado)
- Academia de ginástica (inclusive em clubes) e clubes sociais, esportivos e similares : 25% trabalhadores (atendimento individualizado ou mínimo 16 m² por pessoa)
- Clubes de futebol profissional em disputa no Campeonato Gaúcho (Gauchão Ipiranga 2020) e no Campeonato Brasileiro 2020: 25% trabalhadores (sem público)
- Reparação e manutenção de objetos e equipamentos; lavanderias: 50% de trabalhadores
- Cabeleireiro e barbeiro; petshop: 25% de trabalhadores
- Missas e serviços religiosos: 30% do público
- Funerária: 100% trabalhadores
- Bancos, lotéricas e similares: 75% de trabalhadores
- Atividades administrativas dos serviços sociais autônomos; Organizações sindicais, patronais, empresariais e profissionais; Serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade e outros; Serviços profissionais de advocacia e de contabilidade; Serv. Admin. e Auxiliares; Agência de turismo, passeios e excursões; Imobiliárias e similares: 50% trabalhadores
- Faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares: 50% trabalhadores
- Call-center: 50% trabalhadores
- Vigilância, Segurança, Investigação; Serviços para Edifícios: 75% trabalhadores
- Serviços de Informação e Comunicação
- Edição integrada à impressão; produção de vídeos e programas de televisão; atividades de rádio e televisão: 75% trabalhadores
- Telecomunicações; serviços de TI; Prestação de Serviços de Informação: 100% trabalhadores
Serviços de Utilidade Pública
- Eletricidade, gás, água, esgoto, coleta e tratamento de resíduos: 100% trabalhadores
Transporte
- Transporte rodoviário fretado de passageiros; transporte rodoviário de carga; transporte coletivo de passageiros (metropolitano tipo Seletivo); armazenamento, carga e descarga: 100% dos assentos
- Transporte coletivo de passageiros (municipal e metropolitano tipo Comum): 60% capacidade total do veículo
- Transporte rodoviário de passageiros (intermunicipal, tipo Comum): 50% assentos (janela)
- Transporte rodoviário de passageiros (intermunicipal, tipo Semidireto, Direto, Executivo ou Seletivo): 50% assentos (janela)
- Transporte rodoviário de passageiros (interestadual): 50% assentos (janela)
- Transporte ferroviário de passageiros (metropolitano): 50% capacidade total do vagão
- Transporte aquaviário de passageiros: 75% assentos
- Aeroclubes e aeródromos: 50% trabalhadores
- Atividades de correios, serviços postais e similares: 75% trabalhadores